quarta-feira, 31 de agosto de 2011


ILHA DO MARAJÓ

Ilha de Marajó
Um dos lugares mais bonitos do Brasil, a Ilha de Marajó é tanto fluvial, quanto oceânica, pois está na Foz do Rio Amazonas e é banhada pelo Atlântico ao norte.
O território do arquipélago é maior que Rio de Janeiro, Sergipe e Alagoas e guarda muitas curiosidades. Por exemplo, a população de búfalos é maior que a de pessoas, as chuvas que vão de fevereiro a maio, deixam dois terços alagados. Outra beleza local é o guará, o pássaro vermelho que voa em bando. Na ilha Caiana é maior a força da pororoca, o famoso encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.



Mexiana, Ilha Grande de Gurupá, Marajó e ilhas menores, compõe o restante do arquipélago, de 50 mil quilômetros quadrados, sendo assim o maior arquipélago fluvial do mundo.
Dunas, comidas típicas, artesanato, sítios arqueológicos e santuário ecológico. O cavalo e o búfalo, são os meios de transporte mais comuns na ilha. Muitas praias de areia branca, carimbó e lundu as danças folclóricas, Cachoeira do Arari e o Museu de Marajó que tem a particularidade de exibir o horizonte, não importando o ponto de localização.

O arquipélago possui 13 municípios e Soure é o mais procurado pelos visitantes, os restaurantes são simples e em geral o próprio dono atende os clientes. Marajó fica a 87 km de Belém e só se chega lá de avião ou barco. Hospedar-se em fazendas também pode ser muito interessante. 

Um comentário: