Tecnologia Educacional


Tecnologia Educacional




Tecnologia Educacional

O uso da informática pela grande maioria de nossos estudantes, é direcionada a jogos, acesso a sites de relacionamentos (orkut, facebook, twitter, sonico, netlog) e programas de conversa instantânea (msn, googletalk).
Não estou defendendo a ideia de que a tecnologia não possa ser usada como fonte de entretenimento, mas usar somente com esse foco, e da forma que usam, é algo muito pobre em relação ao que a tecnologia pode proporcionar.

 
O fato é que os pais e muitos educadores não sabem como estimular seus filhos e alunos a usarem a tecnologia como ferramenta de aprendizado. Mas isso pode e deve ser mudado.



No contexto da tecnologia educacional, as crianças são colocadas em contato com softwares educacionais desde a série inicial. Elas formam e completam palavras, distiguem cores, formas e sons, aprimoram coordenação motora, criatividade, senso de organização, ampliam vocabulário, treinam matemática, enfim, uma infinidade de atividades. Quando estiverem nas séries posteriores e também quando adultos, terão um senso diferente do que a tecnologia pode proporcionar em suas vidas e não serão apenas meros usuários de programas de bate-papo e sites de relacionamento.
Imagine alguém que assiste ao programa do Chaves, (que é um programa muito divertido). Que conhecimento essa pessoa está recebendo além da diversão momentânea? Se ela assistisse programas como History Channel, Animal Planet e National Geographic, além da questão entretenimento, estaria crescendo muito em apectos culturais e de conhecimentos direcionados e específicos.

Acredite: o uso direcionado da tecnologia pode trazer muitos benefícios à educação.

Artigo por: Clayton Godoy - Tecnologia Educacional
Revisão de texto: Profª Marísia Andrade